13/09/06

O Encerramento dos Serviços Públicos da Saúde Continua

(Nota à Comunicação Social)



Lisboa 13 de Setembro de 2006

O Governo, através do Ministério da Saúde, continua empenhado em levar por diante o encerramento de Serviços de Saúde pouco se importando se os cidadãos que ficam privados da sua utilização têm ou não condições de acesso ou deslocação aos Serviços que vão passar a funcionar em substituição dos que encerram.

Tais situações não fazem parte das preocupações políticas deste e de anteriores Governos, preocupando-se antes em reduzir a qualquer custo as despesas públicas e em criar as condições exigidas pelos grupos económicos para a posterior privatização dos Serviços que ainda funcionam no âmbito do sector Público.
Conscientes de que quer o encerramento destes Serviços quer a redução do horário de funcionamento de outros retiram direitos, degradam a qualidade da prestação dos Serviços e criam ainda dificuldades de acesso e deslocação, têm sido, e continuam a ser, muitos os cidadãos utentes dos Serviços que se têm manifestado participando em muitas acções e iniciativas de protesto a exigir ou a reclamar a manutenção dos horários ou o funcionamento dos Serviços.
Porque partilha destas preocupações o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) manifesta-se contra o encerramento e redução dos horários de funcionamento dos Serviços, manifestando em simultâneo a sua total solidariedade e apoio quer às acções de protesto já desenvolvidas quer às que venham a ser realizadas no futuro para defesa dos Serviços Públicos
.



Grupo Permanente do MUSP

Reunião Pública de Utentes da Saúde

Vai ter lugar no dia 16 de Setembro, pelas 21 horas, nas novas instalações da Junta de Freguesia em Pedrógão, uma Reunião Pública de Utentes da Saúde promovida pela Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo.
A reunião pretende "analisar o nível de prestação de cuidados de saúde, atendendo que há longos meses não existe médico" nas extensões de saúde das freguesias da Meia Via, Ribeira e Pedrógão.
Podem participar todos os cidadãos interessados.

12/09/06

Liberalização do Mercado da Energia Eléctrica

(Nota à Comunicação Social)



Lisboa 12 de Setembro de 2006

A liberalização do mercado da Energia Eléctrica anunciado pelo Governo vai contribuir para que os custos suportados pelos consumidores, particularmente os domésticos, sejam a muito curto prazo, provavelmente já no ano de 2007, aumentados em valores bastantes avultados.
A Energia Eléctrica é um bem público de importância estratégica para o desenvolvimento do país e para garantir a qualidade de vida dos cidadãos. Para isso é fundamental o reforço das posições do Estado em empresas do sector público do ramo energético.

Na continuação da política de ataque e destruição dos Serviços Públicos o Governo opta por oferecer uma maior participação e intervenção em tão importante sector aos grupos económicos pondo assim em causa os direitos dos consumidores, os investimentos necessários para aumentar a qualidade dos serviços prestados e compromete o desenvolvimento económico do País.

Por tudo isto o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) manifesta-se contra as medidas anunciadas e reivindica que o Governo revogue tal decisão e assuma as responsabilidades que lhe competem na gestão de tão importante quanto necessário bem público.



Grupo Permanente do MUSP

07/09/06

Governo e Administração da Carris querem introduzir alterações à rede de transportes e ao tarifário contra a opinião dos munícipes e dos utentes

(Nota à Comunicação Social)



Lisboa 30 de Agosto de 2006

Considerando que as muitas alterações feiras ao longo dos últimos anos pelos diversos Conselhos de Administração da Carris têm contribuído no fundamental para uma muito significativa redução da oferta de transportes à custa da supressão de carreiras e encurtamento de percursos com evidentes incómodos e prejuízos para os seus utentes, muito embora os custos dos transportes tenham sofrido sucessivos e significativos aumentos.
Face a tais práticas e procedimentos e ao tomar conhecimento das propostas anunciadas pelo Conselho de Administração da Carris que contemplam alterações profundas à rede de transportes e ao tarifário o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) manifesta-se preocupado por recear que para além destas medidas outras sejam tomadas visando a supressão de outras carreiras e o aumento do custo dos transportes.
Devido a tais preocupações o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos já solicitou uma reunião ao Conselho de Administração da Carris, reservando-se ao direito, se entender como necessário, de promover com outras estruturas reuniões ou outras acções que tenham como objectivo a defesa dos direitos de utentes e trabalhadores.


Grupo Permanente do MUSP