27/10/10

Aumento do preço dos títulos de transporte (bilhetes e passes sociais)

Lisboa, 27 de Outubro de 2010

Os portugueses e portuguesas foram ontem confrontados com o anúncio de mais uma proposta de aumentos no caso o dos preços de custo dos títulos dos transportes colectivos de passageiros (bilhetes e passes sociais) em mais 5%.
É mais um aumento a somar aos muitos que já foram anunciados quer na proposta de Orçamento de Estado para o ano de 2011 apresentada pelo Governo quer em outras propostas caso do aumento da electricidade em mais 3,8%.
Quando os salários baixam e os impostos sobem casos do IRS e do IVA de 21% para 23% e em certos produtos aumentam de 6% para 23% como é possível ao Governo manifestar total apoio ou ser mesmo o próprio a propor aumentos como é o caso dos transportes.
Segundo o que foi tornado público não serão só aumentados os bilhetes e os passes sociais mais comuns, mas também os estudantes e os reformados vão passar a suportar maiores encargos porque o Governo vai reduzir a sua comparticipação nos respectivos passes.
Face a tantas medidas tomadas pelo Governo que se assumem altamente lesivas e penalizadoras para a maioria das pessoas e famílias de menores recursos económicos não pode nem deve o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP deixar de manifestar o seu veemente protesto e repúdio face a mais esta injusta e grave medida que para além das implicações já referidas vai concerteza ter outras aos níveis da mobilidade e qualidade ambiental.

Grupo Permanente do MUSP