12/09/06

Liberalização do Mercado da Energia Eléctrica

(Nota à Comunicação Social)



Lisboa 12 de Setembro de 2006

A liberalização do mercado da Energia Eléctrica anunciado pelo Governo vai contribuir para que os custos suportados pelos consumidores, particularmente os domésticos, sejam a muito curto prazo, provavelmente já no ano de 2007, aumentados em valores bastantes avultados.
A Energia Eléctrica é um bem público de importância estratégica para o desenvolvimento do país e para garantir a qualidade de vida dos cidadãos. Para isso é fundamental o reforço das posições do Estado em empresas do sector público do ramo energético.

Na continuação da política de ataque e destruição dos Serviços Públicos o Governo opta por oferecer uma maior participação e intervenção em tão importante sector aos grupos económicos pondo assim em causa os direitos dos consumidores, os investimentos necessários para aumentar a qualidade dos serviços prestados e compromete o desenvolvimento económico do País.

Por tudo isto o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) manifesta-se contra as medidas anunciadas e reivindica que o Governo revogue tal decisão e assuma as responsabilidades que lhe competem na gestão de tão importante quanto necessário bem público.



Grupo Permanente do MUSP