A Ministra da Educação de forma pouco pensada e muito simplista veio recentemente tornar público que o Governo pretende acabar com os chumbos nos exames escolares.
Baliza as suas afirmações em exemplos de outros países cujos sistemas de ensino estão muito mais avançados do que o nosso, não por desmérito dos seus profissionais mas por opções políticas postas em prática pelos sucessivos governos incluindo o actual.
Quando se encerram escolas para se concentrarem centenas de alunos nos denominados agrupamentos escolares, com muitos a percorrerem grandes distâncias para terem acesso às escolas em zonas do país já de si muito isoladas, quando há um permanente conflito com os professores, quando muito provavelmente através dos cortes nos subsídios sociais vão ser prejudicados muitos jovens estudantes do Ensino Superior.
Quando tudo isto é feito em sentido inverso ao que acontece nos países que agora são usados como exemplo pela Sra. Ministra.
Perguntamos, como é possível avançar com tais propostas que na situação actual do nosso sistema de Ensino mais não visam do que o facilitismo e a sua banalização.
Face aos motivos que referimos o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP manifesta-se contra a proposta do Governo apresentada pela Sra. Ministra.
Grupo Permanente do MUSP