24/02/14

Contra o Encerramento e a Degradação dos Serviços Públicos em Sines

 

Concentração 

 

Dia 26 de Fevereiro, 4ª feira, 18:00h

 

Junto ao Jardim das descobertas (Rotunda - Finanças/Tribunal)

 
O direito à Saúde, à Justiça e aos Serviços Públicos de proximidade das populações, fazem parte da Lei suprema deste país a Constituição da República Portuguesa.

Contra o Encerramento do Tribunal

Como é do conhecimento público, o Governo decidiu encerrar o Tribunal de Sines com a imposição de um “novo mapa judiciário”. 
Sines é o principal Polo Industrial do país, que junta centenas de empresas e milhares de trabalhadores.
Este encerramento implicará custos acrescidos para os trabalhadores e para a população na resolução dos seus problemas. Significará um atraso inqualificável no funcionamento do sistema judiciário.

Pela Manutenção das Repartições de Finanças 

O eventual encerramento desta Repartição de Finanças, impõe a necessidade da populaçãodeslocar-se dezenas de quilómetros para ser atendida por um serviço de Finanças, com custos acrescidos e que muitas vezes não conseguem suportar. Para o Governo uma relação de proximidade entre o Estado e as populações é visto numa perspetiva de custo e não de proteção das populações e de eficácia dos serviços prestados.

Pela Imediata Construção do Centro de Saúde

Na mesma linha relembramos que a construção do novo Centro de Saúde continua por arrancar e que se assiste à degradação do existente, tanto em meios humanos como materiais.

Não podemos aceitar de braços cruzados


Consideramos que estas medidas cegas do Governo, que em prol de números, se limitam a cumprir ordens da troika, contribuem para o isolamento da população do concelho e para o seu atraso e empobrecimento.
Na prática assistimos ao esvaziamento de serviços e valências do nosso concelho, que a prazo, poderá ser determinante para o desenvolvimento da cidade e da região.
Exija o funcionamento e desenvolvimento dos serviços tão importantes como os serviços públicos! Apelamos à participação activa de toda a população e à sua indignação numa matéria tão importante para o nosso futuro.

Subscritores: União Local de Sindicatos Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, Sindicato da Função Pública e Comissão de Utentes dos Serviços Públicos.