31/05/18

ALGARVE: pela requalificação da EN 125

Movimento de Cidadania dos Utentes da EN 125 Sotavento anuncia protesto para requalificação urgente daquela via

  
O Movimento de Cidadania dos Utentes da EN 125 – Sotavento anunciou que está a organizar uma Marcha/Protesto para a requalificação urgente da EN125 no Sotavento, nomeadamente entre Olhão Nascente e Vila Real de Santo António. O evento terá lugar no próximo dia 10 de Junho, pelas 10 horas, com partida da Rotunda de Vila Nova de Cacela e chegada ao entroncamento da Retur, num total de cinco quilómetros.
O Movimento informa, em comunicado de imprensa, que “todos os que desejem participar deverão fazê-lo a pé ou de bicicleta, terão abastecimento de água e fruta a meio do percurso, transporte de autocarro para o regresso e deverão vestir uma t-shirt preta – símbolo do luto em que o Sotavento vive, devido ao constante e vergonhoso desrespeito e esquecimento que temos vindo a ser alvos desde há mais de uma década por parte dos sucessivos governos”.
Esta é mais uma acção deste Movimento, que espera ter “uma enorme adesão por parte de uma população indignada e farta de falsas promessas, que se sente esquecida e desrespeitada e que representa quase 5% do PIB nacional. O Sotavento é a porta de entrada, via terrestre, para a grande maioria do turismo que permite a sustentabilidade económica desta região e de boa parte do país. Um canto do Algarve com um turismo de excelência ao nível das praias, unidades hoteleiras, restaurantes, gastronomia, serviços, turismo rural, agricultura emergente – com grande impacto na exportação para toda a Europa, acolhimento, entre outros, não merece as deploráveis acessibilidades que tem, através de uma EN 125 completamente esburacada, que não oferece condições de segurança aos seus utentes, bem como o mau estado das bermas e a falta delas em alguns locais – tendo como única alternativa a Via do Infante (A22), caríssima e também ela em mau estado”.
en 125