28/06/18

IP 3: continua a luta pela sua requalificação.

https://www.jornaldocentro.pt/online/regiao/utentes-do-ip3-insistem-na-requalificacao-integral-c-som/

Requalificação do IP3 discutida no Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal


Requalificação do IP3 discutida no Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal

O presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, recebeu, no dia 8 de junho, os representantes da Associação de Utentes e Sobreviventes do Itinerário Principal (IP) 3.
Numa reunião que decorreu na sede da empresa, a Administração da IP teve oportunidade de apresentar com maior detalhe a estratégia de intervenção para a requalificação do IP3 que está a ser desenvolvida.
Os representantes da Associação esclareceram as suas dúvidas e demonstraram as preocupações colocadas pelos cidadãos subscritores da petição que foi entregue na Assembleia da República.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, relativamente ao plano de requalificação que a IP está a desenvolver, e que foi já apresentada pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas aos municípios atravessados pelo IP3, este prevê duplicação do troço que liga Coimbra – Santa Comba Dão – Viseu
A primeira intervenção, a executar no troço entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, será lançada durante o corrente ano.
Esta empreitada vai contemplar a reabilitação estrutural do pavimento, com intervenções nos taludes e nos sistemas de drenagens, assim como reposição da sinalização horizontal e vertical.
A concretização desta obra vai permitir reduzir cerca de um terço o tempo de viagem, garantindo não só o aumento da segurança rodoviária, mas também o reforço da competitividade económica da região.
“Com a intervenção prevista, cerca de 85 por cento do traçado irá ficar com perfil de autoestrada sem portagens. Nos restantes 15 por cento de estrada haverá um perfil de duas vias por uma, em quase toda a extensão”, refere a Associação.