21/09/18

BEIRA INTERIOR: contra as portagens!

http://www.reconquista.pt/articles/portagens-plataforma-admite-bloquear-a23-se-governo-nao-dialogar



A plataforma que contesta as portagens na A23 e A25 admite bloquear a autoestrada se o Governo não for sensível à contestação.
A hipótese foi admitida pelos responsáveis desta organização que congrega empresários, sindicalistas e utentes dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, que pela primeira vez realizaram uma marcha lenta num troço da A23, em especial no túnel da Gardunha.
Os anteriores protestos do género decorreram nas estradas nacionais que servem de alternativa e nas cidades da região.
“Se for necessário temos força para bloquear a A23. Só o faremos se formos obrigados mas o sinal que queremos dar é que estamos disponíveis para negociar”, afirmou Luís Garra, coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco e um dos porta-vozes da plataforma, no final do protesto, na cidade do Fundão.
José Gameiro, que representa a Associação Empresarial da Beira Baixa, disse ao Reconquista que a plataforma tem dado espaço ao diálogo “e não nos têm ouvido”, referindo-se ao Governo.
O protesto no túnel da Gardunha “foi um marco importante daquilo que somos capazes de fazer”.
Para dia 27 está marcada em Castelo Branco uma conferência onde vão ser abordadas questões como as parcerias público-privadas, que gerem vias como a A23.
Um dos oradores será Paulo de Morais, que tem sido uma das vozes mais críticas deste sistema.
Para José Gameiro “há que demonstrar aquilo que está por detrás destas negociatas, em vias que foram construídas com fundos comunitários”.
A última das ações anunciadas para os próximos tempos é uma manifestação à porta da residência oficial do primeiro-ministro António Costa.
A plataforma que congrega empresários e as suas associações, sindicatos e comissões de utentes dos distritos de Castelo Branco e da Guarda continua a exigir uma redução progressiva do valor das portagens até à sua abolição.