08/12/18

QUINTA CONDE: pela construção do novo Centro de Saúde!

C O M I S S Ã O D E U T E N T E S S E R V I Ç O S D E S A Ú D E

Comissão Representativa dos Utentes dos Serviços Públicos de Saúde da Quinta do Conde Constituída a 18/11/ 1999 - Pessoa Colectiva n.º 504 825 496 Rua Rio Tejo lote 770, Boa Água 2975-152 Quinta do Conde QUINTA DO CONDE 29 DE OUTUBRO DE 2018

Caros Quinta Condenses

A Comissão Representativa dos Utentes dos Serviços Públicos de Saúde da Quinta do Conde, vem divulgar o trabalho desenvolvido nos últimos tempos e os resultados atingidos. Por cada queixa colocada na nossa caixa de reclamações, existente no Centro de Saúde, temos desenvolvida ações com a Direção da USF e com a coordenadora responsável da UCSP, sita na ACES da Arrábida. Fundamentalmente o que nos chegou, refere a situações de deficiente atendimento que com a nossa intervenção já, algumas, foram corrigidas. Continuamos a campanha de recolha de assinaturas para um abaixo assinado, exigindo a construção de um novo Centro de Saúde na freguesia e de um serviço de Atendimento Permanente das 18 h às 08,00 h. Já atingimos 2135 assinaturas e vamos continuar até chegarmos às 4000, a fim de se poder colocar no plenário da Assembleia da República.

No respeitante á construção de um Novo Centro de Saúde por nós revindicado, o Ministro da Saúde através do seu gabinete, informou, que não está previsto a construção de um novo Centro de Saúde, mas o aproveitamento das instalações da antiga unidade de saúde, propondo que se fizessem obras de recuperação e ampliação, para permitir uma unidade com capacidade para mais 6 médicos de Medicina Geral e Familiar, comprometendo-se que as obras seriam realizadas até ao final do ano corrente. Apesar de, quanto a nós, não ser a melhor solução resolvemos aceitá-la para que, quem propõe não arranjasse desculpa de que a Comissão de Utentes não aceitava esta proposta. E, portanto, não poderiam fazer nada. Vamos ver se conseguem cumprir o que prometem. Alguns números da nossa freguesia: Nº Habitantes 33.000 (e em crescendo) Nº Habitantes Com Médico de Família 14614 (44,3 %) Nº Habitantes Sem Médico de Família 18386 (55,7 %)

Subtraindo este número, ao total de habitantes (em crescendo) e se o Governo diz que vão fazer gabinetes para 6 novos médicos, o que será dos restantes 6986 utentes? Só por estas contas se pode verificar que são obras que antes de serem feitas já não são adequadas à população existente No respeitante ao Atendimento Permanente a resposta que é dada pelo gabinete do Ministro é a chamada não resposta, remetendo-nos para a situação actualmente existente, deslocarmo-nos a Sesimbra, dentro de um horário exíguo e caso já esteja fechado dirigirmo-nos para o Hospital de São Bernardo. Esta solução Quinta do Conde, Sesimbra, Setúbal regresso à Quinta do Conde obriga-nos a percorrer mais de 70 Km. Quem não tem meio próprio de deslocação? Vai de transporte público? Vai a pé? Cremos que a falta de respeito, a desconsideração, o insulto e até o desprezo, demonstrado pelo Ministério da Saúde, pela população da freguesia da Quinta do Conde é gritante. Uma população com 33 Mil habitantes e em crescendo, merecia que da parte de quem tem responsabilidades na área da saúde, uma maior atenção a uma situação dramática, que com meia dúzia de “tostões” seria de fácil realização e que ajudaria os habitantes da Quinta do Conde, que permitiria desafogar o Hospital de São Bernardo, nomeadamente em momentos de necessidade de grande procura pelos utentes.

Não entende assim o governo minoritário do PS e é pena, porque a saúde é um direito de todos e não um privilégio de alguns. Não esperamos qualquer mudança com a entrada de uma nova Ministra para o Ministério da Saúde. Se não houver mudança na política de saúde deste governo, por mais caras que mudem, o resultado será sempre o mesmo. Uma saúde a dois tempos, uma para quem tem dinheiro e outra para quem o não tem Vamos continuar a lutar pelos objetivos já definidos, não deixando de saudar os trabalhadores do nosso Centro de Saúde que com ausência de equipamentos, com deficientes condições de trabalho continuam a defender no seu dia a dia, o Serviço Nacional de Saúde.

cover photo, A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e ar livre