01/12/18

SAUDAÇÃO ao CONGRESSO DO MURPI

Saudação ao 9.º Congresso do MURPI
25 de novembro - Fórum Lisboa
COM OS VALORES DE ABRIL, MELHORAR A VIDA DOS REFORMADOS
Os reformados, pensionistas e idosos foram alvo de um ataque sem precedentes no valor das suas pensões, muitas delas quase no limiar da sobrevivência, e no aumento da idade da reforma, criando condições para a exclusão, isolamento e pobreza desta camada social.
O chamado “envelhecimento activo” não é sustentável com as políticas sociais e as reformas mínimas que o crescente envelhecimento da população deveria merecer por parte dos governos.
Nos avanços neste novo quadro político, consolidados no Orçamento de Estado 2018, verifica-se que entre o aumento extraordinário conseguido no OE 2017 e o valor inscrito para 2018, cerca de 1,2 milhões de reformados terão um aumento acumulado de 20€ em reformas e pensões que estavam congeladas há largos anos.
O alargamento da organização, unidade e convergência de vários sectores de reformados, pensionistas e idosos, pela melhoria das suas condições de vida e luta pelos seus direitos, tem no MURPI o seu apoio e expressão aglutinadora desses protestos.
O MURPI, como um grande movimento de reformados, assume particular importância na organização e resposta dos reformados, pensionistas e idosos para a reposição de rendimentos e direitos desta camada social.
O MURPI, defendendo o direito a uma velhice digna, tem sido a força reivindicativa na defesa dos direitos dos reformados e da sua activa participação social e cultural.
O MURPI, como parceiro social de seu direito, é a garantia de que continuará a propor e a defender novas políticas sociais para pensões dignas e melhorar a vida dos reformados, pensionistas e idosos.
Saudamos o 9º. Congresso do MURPI!
Saudamos os 40 anos da fundação do MURPI!
Grupo Permanente do MUSP-Movimento de Utentes dos Serviços Públicos