28/02/19

BARREIRO: Luta até que o centro de saúde seja uma realidade

Luta até que o centro de saúde seja uma realidade

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro saudou a população, no passadio dia 23, e deu conta do andamento das diligências visando a construção de uma unidade de saúde no Alto do Seixalinho.
Aquela comissão esclarece que, com o encerramento do Centro de Saúde do Bocage, há cinco anos, foram transferidos para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba cerca de 15 mil utentes. Tal, «não só não veio resolver como veio aumentar as dificuldades de resposta já ali existentes». Na verdade, tais «dificuldades só não tiveram mais consequências graças ao esforço e empenhamento de funcionários, médicos e enfermeiros que, além do mais, se viram impotentes para dar uma melhor resposta aos inúmeros utentes que passaram a ter que atender».
Entretanto, «foi aprovado, em sessão de Câmara do passado dia 20, um local que não o nosso pretendido para a construção da Unidade de Saúde no Alto do Seixalinho».
A Comissão de Utentes diz que não caberia à autarquia tomar tal decisão, mas sim aos serviços especializados do Ministério da Saúde. Seja como for, e «como diz o povo, o óptimo é inimigo do bom», a escolha de um local para a nova unidade de saúde «constitui já uma vitória de todos os barreirenses por mais e melhor serviço de saúde, de cuidados primários e de proximidade».
A Comissão de Utentes está consciente de que ainda não conseguiu o centro de saúde, mas alcançou o reconhecimento de que a prioridade era ser naquele lugar e não noutro qualquer.
Por isso, saúda a população do Alto do Seixalinho e a luta que travou até hoje e promete não desistir até que o centro de saúde seja uma realidade.