18/07/19

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos não poupa esforços para discutir os assuntos dos Utentes


Os serviços públicos são decisivos para a evolução das condições de vida dos utentes, a defesa dos serviços públicos e de proximidade tem sido a luta da Comissão de Utentes do Barreiro.

Não podíamos deixar de nos insurgir contra os problemas que assolam o nosso concelho e sempre que possível, tentamos chegar aos órgãos competentes, aos partidos e aos decisores políticos. A questão dos transportes fluviais, dos mais de 18 mil utentes sem médicos são preocupações legitimas e como não poupamos esforços para discutir os assuntos, tivemos esta semana várias reuniões que as consideramos importantes para a continuação da defesa dos serviços públicos.

Reunimos, a 10 de Julho, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, onde manifestámos a nossa preocupação em relação à Soflusa, que fizesse todos os esforços para que a situação fosse resolvida, o sr. Presidente disse-nos que já estava agendada uma reunião com o ministro da tutela (aguardamos conclusões), solicitámos ainda o reforço da carreira 6, uma vez que muitos utentes já utilizam a Fertagus, quer em dias de greve ou supressões, já como meio de transporte alternativo à Soflusa.

A 15 de Julho reunimos com Carlos Humberto de Carvalho e João Pedro Domingues da Área Metropolitana de Lisboa que embora não sendo responsável pelo transporte fluvial, ouviu as nossas preocupações e o mal-estar que tem sido vivido pelos utentes da Soflusa, foi-lhes pedido que a carreira TST 333 fosse reforçada e o horário prolongado até mais tarde. A AML, embora não prometendo este reforço, indicou que iria envidar os seus melhores esforços no sentido de conseguir chegar a acordo com a TST para se aprovisionar o reforço solicitado nesta carreira.

Estivemos também presentes na audição pública a 15 de Junho, organizada pelos vereadores da CDU eleitos no Barreiro, com Rui Lopo e Paulo André, para ouvir os utentes sobre a degradação do transporte fluvial BarreiroLisboa- Barreiro, sobre todos os constrangimentos que os utentes têm sofrido nestes últimos anos e sobretudo nestes últimos meses.

A 16 de Julho estivemos na Assembleia da Republica com o deputado Dr. Fernando Negrão do PSD que nos disse ser conhecedor da realidade do Barreiro por ter sido vários anos juiz no tribunal, depois de ter testemunhado todos os graves problemas que os utentes estão a passar, disse-nos que embora o governo esteja em fim de legislatura, ainda assim iria tentar colocar estas questões ao ministro que tutela a Soflusa.



As questões da saúde são também a nossa preocupação, a 12 de Julho realizamos o encontro com a direcção Executiva do Aces com Dr. Miguel Lemos e a sua equipa, o que fazemos pelo menos 2 vezes por ano.
Fomos informados qua as obras do centro de saúde da Quinta da Lomba estão quase concluídas, o novo balcão único vai melhorar o atendimento que neste momento demora cerca de 19 minutos passando para 5 minutos.
Sobre a contratação de médicos, há dois novos médicos que vão para a USF do Eça de Queiroz e que estes ficarão com muitos utentes da Quinta Lomba o que reduz em cerca de 3000 mil utentes dos 18 mil que não têm medico de família, continuará a haver mais de 15 mil sem médico, quanto a enfermeiros não há falta e quanto a administrativos o quadro está preenchido. A limpeza é efectuada por uma empresa de limpeza externa. Está em curso acabar contrato com a empresa de médicos tarefeiros. O protocolo com a Santa Casa da Misericórdia, ainda é para manter, pois o seu apoio é necessário, mas a tendência será para terminar.

Como já o dissemos e afirmamos, a luta por mais e melhor serviço público depende da nossa intervenção na vida cívica, pelo que não deixaremos de o fazer e estamos disponíveis para ouvir, e intervir onde necessário for.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
Barreiro, 18 de Julho 2018

https://www.facebook.com/1700381860182094/photos/a.1700400320180248/2317029121850695/?type=3&theater