29/07/05

Nota à Imprensa 29-07-2005


Nota à Imprensa
29-07-2005


Defender a Gestão Pública dos Serviços de Saúde para melhorar o Serviço Nacional de Saúde!

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos MUSP considera preocupantes as declarações do Ministro da Saúde em querer transformar os hospitais universitários em modelos empresariais, descaracterizando e atacando dessa forma o Serviço Nacional de Saúde. Estes hospitais não funcionam só como faculdades de medicina, prestam também cuidados de saúde inseridos no Serviço Nacional de Saúde.
Quando o que se impõe é aprofundar e reforçar a gestão pública do sector da saúde para melhor se rentabilizar e se tornar mais eficiente e de melhor qualidade o Serviço Nacional de Saúde para que os respectivos utentes sejam melhor atendidos, informados e tratados, ao que se assiste quase que diariamente é o Sr. Ministro e outros responsáveis a fazerem esta e outras afirmações, nomeadamente de que é necessário reduzir custos e transferir serviços de saúde para o sector privado e para outras instituições não estatais através de parcerias ou outras formas.
O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP tem reiteradamente afirmado que é defensor do Serviço Nacional de Saúde, o que não aceitamos e somos contra é às políticas que os sucessivos governos têm desenvolvido para o sector da saúde, pondo não só em causa o serviço Nacional de Saúde como a própria qualidade dos serviços que são prestados aos utentes.
É pelos motivos apresentados que o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP exige ao Governo o cumprimento da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, nos moldes considerados na Constituição e desenvolva políticas para o sector da saúde que defendam os direitos dos utentes em conjugação com os dos profissionais do sector.


Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP