13/07/18

Utentes de Almada, Barreiro, Montijo, Palmela e Seixal exigem melhores transportes públicos

As Comissões de Utentes de Transportes dos concelhos da margem sul do Tejo estiveram reunidas este sábado, 7 de julho, para discutir os problemas que afetam a mobilidade das populações de Almada, Seixal, Montijo, Barreiro e Palmela.
A reunião teve um vasto conjunto de intervenções sobre o transporte fluvial, rodoviário e ferroviário, onde foram abordadas questões específicas de cada concelho, mas também as questões estruturais para a mobilidade destes utentes.
Considerando o papel que o poder político tem a desempenhar para a concretização das suas aspirações, os utentes apelam ao Governo, ao Conselho Metropolitano de Lisboa, aos Presidentes de Câmara da Península de Setúbal e a todos os autarcas, que coloquem o sistema de transporte público ao serviço do Utente, pois é ao utente que o sistema deve servir e não para o lucro das empresas transportadoras. Afinal, são os utentes que podem fazer crescer a utilização do transporte público, que podem descongestionar a Área Metropolitana de Lisboa e que podem contribuir para o cumprimento das metas ambientais de redução de emissões de carbono.
Assim os utentes de transportes públicos exigem ao Governo, à AML e aos Presidentes de Câmara:
1.       Um serviço público de transportes centrado no utente, na sua mobilidade para o trabalho, para o estabelecimento de ensino, para o lazer ou para a participação na vida da sua cidade.
2.       Um serviço de transporte público fiável, de qualidade, que obrigue a poucos transbordos e a custos socialmente justos para os utentes.
3.       Um sistema de transportes públicos que funcione em rede, com uma efetiva interligação entre os meios de transporte pesados e ligeiros, e com coordenação de horários.
4.       O alargamento do Passe Social Intermodal a todos os operadores e a toda a Área Metropolitana de Lisboa.
5.       Um sistema claro na informação sobre o seu funcionamento e sobre o tarifário praticado.

Anexamos o texto da resolução a ser enviado aos autarcas e aos membros do governo.
  
Comissão de Utentes de Transportes do Seixal
Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul
Comissão de Utentes do Cais do Seixalinho
Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Barreiro