28/09/18

MANTEIGAS: luta pelo serviço postal

https://www.abrilabril.pt/local/manteigas-utentes-protestam-contra-encerramento-dos-ctt-0

Manteigas: utentes protestam contra encerramento dos CTT

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) promove uma concentração esta tarde, junto aos CTT de Manteigas, no distrito da Guarda, contra o anunciado encerramento da estação. 
https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/4541.jpg?itok=9TWe5iNd
Os CTT, outrora uma empresa pública rentável para as contas do Estado, foram privatizados em 2013 e 2014 pelo governo do PSD e CDS-PP
Os CTT, outrora uma empresa pública rentável para as contas do Estado, foram privatizados em 2013 e 2014 pelo governo do PSD e CDS-PPCréditos
O protesto agendado para as 17h30 surge em resposta à intenção anunciada pela administração dos CTT, de encerrar a estação da vila de Manteigas no final deste mês, a que se junta a de Fornos de Algodres, no mesmo distrito.
Mas poderão vir a ser mais. Segundo revelou na semana passada o jornal O Interior, a intenção da empresa passa por manter abertas apenas as estações onde existam os serviços do Banco CTT, ou seja, na Guarda, Sabugal e Seia.
A confirmar-se, a decisão priva os restantes 11 concelhos de qualquer balcão dos CTT e reflecte o perigo de colocar nas mãos dos privados um serviço postal, que deveria ser público e universal.
Os utentes contestam o argumento da transferência dos serviços prestados actualmente para estabelecimentos comerciais, pelo facto de não satisfazerem todas as necessidades, e lembram a importância dos Correios para a população mais idosa e para as pequenas e médias empresas. 
Ao protesto das populações juntam-se a União dos Sindicatos da Guarda (CGTP-IN) e eleitos dos municípios afectados, nomeadamente do presidente da Câmara de Manteigas (PS), que assume que «está na mão do Governo reverter a privatização» dos Correios.