23/03/19

PONTINHA: por melhores cuidados de saúde!

https://www.dn.pt/lusa/interior/utentes-da-pontinha-protestam-contra-caos-no-centro-de-saude-da-urmeira-em-odivelas-10713827.html

Utentes da Pontinha protestam contra caos no centro de saúde da Urmeira em Odivelas

A Comissão de Utentes de Saúde da freguesia da Pontinha, concelho de Odivelas, manifestam-se na segunda-feira em frente ao centro de saúde da Urmeira, ao qual estão atribuídos, para denunciar os problemas existentes naquela unidade.
m causa está, segundo explicou à Lusa Gloria Salvado Lagarta, da Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia da Pontinha, as inúmeras queixas relativas a um conjunto de problemas internos e estruturais.
Gloria Salvado Lagarta refere que o centro de saúde da extensão da Urmeira, na freguesia da Pontinha, localizado no concelho de Odivelas, "recebe muita gente da Pontinha, visto que é um posto de saúde de extensão".
"As principais queixas são em relação à fila de espera que existe neste local", acrescenta, realçando que "o atendimento é insuficiente".
"A funcionária administrativa não está lá sempre porque ou vai almoçar, ou vai tomar café, e nesse período de tempo só está lá um segurança do posto que atende os utentes", relatou.
Quanto às estruturas existentes, Gloria Lagarto lamenta que os gabinetes não sejam "em número suficiente para os médicos", nem haja "condições de infraestruturas adequadas para os serviços".
Outro dos motivos que salienta é a falta de transporte para os idosos, que representam "grande parte dos utentes" deste posto de saúde.
A comissão entrou em contacto com a Junta de Freguesia da Pontinha, tendo sido realizada uma reunião, mas a entidade "não consegue ajudar nem dar respostas".
O protesto dos utentes de saúde da Pontinha está marcado para as 18:00 de segunda-feira, em frente ao centro de saúde da Urmeira.
"Estamos à espera de muita gente mesmo, aliás o protesto está marcado para essa hora porque as pessoas saem do trabalho e vão", indicou.
Gloria Lagarta terminou defendendo que "este é um caso de grande necessidade, porque, no fundo, são imensas as pessoas que sofrem com os problemas deste centro de saúde".
Contactada pela agência Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não quis, para já, pronunciar-se sobre e assunto.
Já em 2017, os utentes da Pontinha foram obrigados a deslocar-se para Carnide (Lisboa) ou para a extensão da Urmeira (Odivelas), queixando-se já nessa altura do atendimento e da longa lista de espera.