14/03/19

TRANSPORTES: sobre a implantação do novo passe social

Utentes de transportes exigem a criação de postos de informações e atendimento em todos os terminais de transportes da margem Sul, em horários alargados e com a capacidade de receber e entregar o Cartão Lisboa Viva.

Os Utentes de transportes públicos saúdam todos aqueles que ao longo de anos lutaram para que o Passe Social Intermodal diminuísse o seu custo e abrangesse todos os operadores e toda a área metropolitana de Lisboa.

A entrada em vigor, a partir do próximo mês, de um Passe Social único para todos os transportes públicos e toda área metropolitana de Lisboa, é uma medida que saudamos.

A partir de Abril todos os utentes podem aceder a qualquer transporte público por € 30,00 mensais (se necessitarem de circular apenas em um município) ou por € 40,00 mensais (se circularem em mais que um município, seja esse qual for, desde que faça parte da área metropolitana de Lisboa). Acrescendo ainda que o máximo que uma família irá despender com o serviço de transportes são € 80,00 mensais, quer o agregado familiar tenha dois, três, quatro, ou mais elementos, o máximo que se paga são € 80,00 por família. 

Esta é uma VITÓRIA dos Utentes e das suas Comissões.

Esta é uma conquista no nosso direito à mobilidade e a uma vida melhor.

Perspetivando-se uma maior afluência de utentes aos transportes públicos (basta ver que numa família de quatro pessoas, duas vão ter o Passe gratuito), há que acautelar desde já os serviços necessários para o esclarecimento dos utentes e para o processamento dos Passes (Cartões Lisboa Viva).

Esta questão é tão mais importante quanto hoje, para além de serem diminutos os locais onde se podem efetuar os pedidos de emissão do Cartão Lisboa Viva, este demora mais de uma semana a ser entregue, sendo os pedidos urgentes processados até 48 horas. 

Não podemos aceitar que as expectativas criadas por esta decisão sejam frustradas pela falta de informação e desarticulação das entidades responsáveis.

Assim as Comissões de Utentes de Almada, Barreiro, Montijo e Seixal reclamaram hoje junto do Governo, da AML e dos operadores de transporte a instalação de postos de atendimento aos utentes em todos os terminais de transportes da margem Sul, em horários alargados e com a capacidade de prestar as informações necessárias sobre as alterações em curso, receber pedidos e entregar os títulos de transporte, já a partir de 15 de março, de modo a evitar filas e o congestionamento de serviços nos últimos dias do mês.

Com os melhores cumprimentos,

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul
A Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Barreiro
A Comissão de Utentes do Cais do Seixalinho
A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos Rodoviários de Montijo
A Comissão de Utentes de Transportes do Seixal