02/05/14

Concentração Utentes da Saúde de Corroios

 

CONVITE

Exmo(s). Senhor(es) 

É com imenso prazer que vimos convidar V. Exa(s) a estar(em) presente(s) na Concentração levada a efeito por esta Comissão de Utentes, que terá lugar junto ao actual Centro de Saúde Corroios na próxima 2ª feira, dia 05 de Maio de 2014.

Em 2006, a população da Freguesia de Corroios, liderada pela sua Comissão de Utentes da Saúde, encetou um processo reivindicativo pela construção do novo Centro de Saúde Corroios / Vale de Milhaços.

Diversas iniciativas foram entretanto levadas a cabo tendo em vista a sensibilização dos sucessivos governos para esta necessidade premente da população da freguesia de Corroios.

Neste sentido, a Câmara Municipal do Seixal, atenta às necessidades da população, disponibilizou o terreno para a sua construção em Santa Marta do Pinhal.

Nesse ano de 2006 a Comissão de Utentes da Saúde de Corroios deu início à recolha de assinaturas pela construção de um novo Centro de Saúde que entregou na AR e, pelo número de assinaturas recolhidas, baixou à Comissão de Saúde da Assembleia da República em forma de Petição.

Todos os Grupos Parlamentares manifestaram, unanimemente, a sua concordância com a justeza da petição. Interpelado pelos deputados, o governo de então, disse que a construção do novo Centro de Saúde de Corroios era prioritária estando já em elaboração o programa funcional do Centro. Foram contempladas verbas no PIDDAC de 2007 para o projecto de arquitectura. 


Em Fevereiro de 2011, os responsáveis competentes enviaram ao Ministério da Saúde o Plano de Funcionamento do novo Centro de Saúde, tendo sido aprovado.

Hoje, 5 de Maio de 2014, em plenas comemorações do 40º Aniversário do 25 de Abril, Corroios continua sem um Centro de Saúde condigno para a imensa população que o compõe. Cerca de um terço não dispõe de médico de família.

Face a esta inaceitável situação de completo desprezo a que os utentes são votados, a Comissão de Utentes da Saúde, ouvida a população em quatro plenários realizados na freguesia, decidiu avançar com novas formas de protesto.

Os Utentes e a sua Comissão estão determinados nesta luta.


Pela imediata construção do novo Centro de Saúde Corroios / Vale de Milhaços;
Pela construção do Hospital no concelho do Seixal


Comissão de Utentes da Saúde da Freguesia de Corroios