12/11/14

Comissão de utentes dos Transportes Públicos de Odivelas e Movimento mais Saúde reúnem e concluem com a necessidade de continuar a luta por melhores transportes e melhores acessos aos cuidados de saúde no Concelho de Odivelas

MovMaisSaude 

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas e o Movimento Mais Saúde reuniram, no passado Sábado dia 8 de novembro, para analisar a evolução da situação relativa aos transportes para o Hospital Beatriz Ângelo (Hospital de Loures), à construção do Centro de Saúde em Odivelas e outros aspetos relacionados com a prestação de cuidados de Saúde, designadamente o serviço do CATUS.
Quanto aos transportes para o Hospital verifica-se que em resultado da pressão feita pela população junto das várias entidades, há algumas carreiras minibus que passaram a entrar no recinto do hospital. No entanto, são situações residuais e com custos acrescidos para os utentes, designadamente do concelho de Odivelas. É o caso da carreira 301 que obriga as pessoas a ir até Loures o que para a maioria da população de Odivelas implica fazer mais um transbordo com o consequente aumento dos custos. Já a carreira 925 apenas ao fim-de-semana e feriados entra no recinto.
Esta é a exceção, já que a regra é que os problemas de fundo se mantêm: a generalidade das carreiras continuam a não entrar no recinto do Hospital, deixando as pessoas a cerca de 500 metros de distância. Sendo do conhecimento público que existem propostas para tornar possível a entrada de carreiras de maior dimensão (ver declarações de Artur Vaz, membro da Administração do Hospital, na reportagem que se junta), é inaceitável que essas obras não sejam realizadas, continuando a penalizar os utentes.
Sobre as questões da Saúde, a preocupação central é o facto de continuar na “estaca zero” a construção do Centro de Saúde de Odivelas. A este propósito, foi entregue no passado dia 17 de abril na Assembleia da República uma petição com mais de 5100 assinaturas, a qual aguarda agendamento para discussão em plenário.
Além de ser uma promessa há muitos anos feita e muitas vezes repetida, a construção deste equipamento é necessária e urgente tendo em conta que milhares de pessoas foram transferidos para o Centro de Saúde da Ramada (colocando-se também aqui sérios problemas com os transportes, seja pela inadequada oferta da rede seja pelos custos que implicam) e que a extensão do Bairro Olaio não tem capacidade de resposta.
A exigência do CATUS voltar a funcionar em Odivelas, de onde saiu “provisoriamente” em 2011 e passou a funcionar na Póvoa de Sto. Adrião, onde se mantém, foi também abordada nesta reunião, pois a população tem feito sentir essa necessidade.
CUTP Odivelas
Como conclusões da reunião, destacamos:
- Solicitar uma reunião à ARSLVT pata obter esclarecimentos quanto à construção do Centro de Saúde em Odivelas o colocar a questão do CATUS;
- Promover sessões públicas com a população em diversos locais do concelho, ficando a primeira marcada para o dia 22 de novembro, em Odivelas;
- Continuar a trabalhar em conjunto com as Comissões de Utentes dos Transportes de Sto. António dos Cavaleiros e Frielas e a Comissão de Utentes do Hospital Beatriz Ângelo, na exigência por melhores condições de acesso ao Hospital.
Odivelas 11 de novembro de 2014