16/07/14

DOIS DOENTES FALECERAM ENQUANTO ESPERAVAM PELO IMPLANTE DE DISPOSITIVOS NO CORAÇÃO


A Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos denunciou que dois doentes acompanhados pelo Hospital de Santa Cruz que aguardavam por uma intervenção cirúrgica para implante de um dispositivo no coração, faleceram.
A cirurgia não ocorreu por falta de “dispositivos médicos”.
O Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos aponta ainda para a existência de outros problemas naquela unidade hospitalar, nomeadamente a inoperacionalidade da Unidade de Intervenção Cardiovascular por “falta de manutenção e material”. É dito ainda que a situação se arrasta desde o dia 4 de julho. Porém, os problemas na “unidade de hemodinâmica que realiza angioplastia coronária” decorrem do facto de “há mais de dois anos não haver manutenções preventivas dos equipamentos nem controlo da radiação emitidas”.
A situação agora conhecida é bem o exemplo daquilo que as Comissões de Utentes têm denunciado: a política de direita agravada com o Pacto de Agressão tem condenado à morte prematura milhares de portugueses e está intimamente associada ao subfinanciamento a que sucessivos governos e, particularmente o atual tem votado o SNS.
Daqui resulta que as administrações não têm os meios para adquirir os materiais, equipamentos e medicamentos necessários e imprescindíveis para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.
O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos manifesta o seu veemente protesto por estas situações e exige que as unidades de saúde sejam providas dos meios para que situações como esta não se repitam.
MUSP – Movimento de Utentes dos Serviços Públicos