03/01/15

PREVÊ-SE UM SURTO DE GRIPE. AS UNIDADES DE SAÚDE DEVEM PREPARAR-SE !

centro_saude_2012
Vivem-se condições climatéricas particularmente adversas. As autoridades de saúde esperam que o pico da actividade gripal se registe dentro de quatro a cinco semanas. 

O Centro Hospitalar e o ACES/Centros de Saúde devem coordenar horários, dotar os serviços de horários compatíveis e com profissionais em número adequado, estabelecer canais de informação permanente entre si e, também, coordenar as acções com as corporações de bombeiros e outras entidades. 

Devem ainda ser tomadas medidas logísticas de forma a evitar a concentração excessiva de utentes e familiares nas urgências. A acumulação de doentes e acompanhantes é um foco de contaminação.

As unidades de saúde devem melhorar a informação e articular procedimentos e horários. Os meios de comunicação local e regional devem ser envolvidos nesta acção.

hospital
É necessário que sejam tomadas medidas que protejam antecipadamente a população da associação de um elevado risco ambiental, um elevado risco biológico e a vulnerabilidade social dos idosos. 

Lembramos que em 2012, no pico gripal, houve mais de 6000 óbitos em excesso. 

Preparar as unidades de saúde e as populações para o possível surto gripal, sai mais barato e a população ganhará muitos anos de vida.

A Comissão de Utentes da Saúde
    do Médio Tejo

Médio Tejo, 2 de Janeiro de 2015