18/03/15

PELA NOSSA SAÚDE, RESPEITEM A VONTADE DAS POPULAÇÕES!

Comissões no chmt 2015-03-18 
 
Muitos milhares (19 094 - DEZANOVE MIL E NOVENTA E QUATRO) de cidadãos do Médio Tejo assinaram um documento em que se coloca como pedra mestra da organização dos cuidados hospitalares e de saúde no CHMT (hospitais de Abrantes, Tomar, Torres Novas) um melhor funcionamento da urgência e a existência da medicina interna, pediatria e cirurgia nas três unidades e o desenvolvimento das especialidades já existentes em articulação com os cuidados de saúde primários/centros de saúde.

Os milhares de cidadãos que deram corpo a esta iniciativa, constatam que as sucessivas “reorganizações” do Centro Hospitalar do Médio Tejo e dos Centros de Saúde (integrados no ACES Médio Tejo), trouxeram mais sofrimento e ansiedade a cada vez mais pessoas na Região. Piorou o acesso aos cuidados de saúde, a concentração de serviços não correspondeu a mais qualidade, as distâncias que doentes e familiares têm de percorrer implicam mais sofrimento físico e mais despesas.

Nas últimas semanas, todos estão preocupados com os tempos de espera no serviço de urgências do CHMT, fruto da má organização das urgências e da descoordenação com os cuidados primários, que nuns locais encerraram os serviços e noutros não têm horários compatíveis com a actividade da população. A maior parte dos centros de saúde não tem médicos em número suficiente para dar resposta aos utentes em termos de cuidados de saúde de proximidade.


Nos próximos dias iremos fazer chegar as assinaturas ao Ministro da Saúde e será dado conhecimento aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e aos autarcas da vontade clara e objectiva da população da região. Também de imediato vamos entregar um documento sobre esta matéria ao Presidente do Conselho de Administração do CHMT, pedindo uma reunião para estudar a forma de concretização das propostas da população.

As estruturas de utentes do Médio Tejo 

Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo 
Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Conc de Abrantes
Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Conc de Constância
Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Conc de Tomar
Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Conc de Torres Novas

Médio Tejo, 17.3.2015